12 anos da Família Moy Lin Mah
A decoração da festa contou com cupcakes especiais encomendados por Rachel Cristine |
Si Fu, Mestra Sênior Ursula Lima, que está atualmente nos Estados Unidos, participou da celebração remotamente e nos lembrou não apenas da importância da data, mas também que os doze anos eram resultado de uma história ainda mais antiga que remonta de muitas e muitas gerações antes e repercutirá nas seguintes. Minha recordação naquele momento foi que Si Fu teria dito "Nós nunca sabemos quando estamos fazendo história".
Si Fu faz sua fala inicial |
Lembro de ter ouvido Si Fu me perguntar: "Heitor, quando você nasceu?" e instantes antes que eu viesse com a data do meu nascimento, sabida de cor, ela ampliou a reflexão sobre a pergunta me indagando se teria sido no dia em que eu vim ao mundo ou no dia em que meus pais se conheceram? Seria no dia em que eles nasceram?... Fiquei me perguntando na sequência, quando o eu que estou sendo agora nasceu? foi 1976 ou é uma construção mais recente?
Após essa reflexão, demos início ao evento com uma atividade prática coordenada por Vitor Barros, "Moy Wai Hak Do", onde foi possível que todos os presentes tivessem uma experiência marcial em diferentes naturezas do Sistema Ving Tsun.
Atividade com praticantes e convidados |
Si jeh Helena e eu momentos antes de uma breve demonstração, sendo orientados por Vitor Barros |
Após a atividade prática, todos puderam se servir no delicioso brunch, montado de forma coletiva pelos membros da família. Posteriormente, assistimos a uma linda apresentação da forma do Siu Nim Do, feita por Assad Assuf, aluno do EMI e partimos para a já tradicional apresentação musical de nossa família.
Nossa mesa do brunch, com destaque para o bolo e os cupcakes temáticos |
Acolhendo a sugestão de Si Hing André Villarreal, cantamos a música "Caçador de mim" (muito conhecida na voz de Milton Nascimento), acompanhados com o talento de Vitor Barros, no violão.
Foi um momento muito emocionate quando todos cantaram junto. Si Fu nos lembrou que uma das traduções de Ving Tsun (Wing Chun) é "Cantar a primavera" - o canto sendo uma das poucas expressões humanas genuínas, pois só se canta quando se quer, e a primavera representando a transformação. Seria portanto um desejo por transformação, por desenvolvimento humano.
Si Fu assistindo a nossa apresentação musical "Eu caçador de mim" - emoção chegando longe. |
Após a apresentação musical, os discípulos compartilharam histórias da família Moy Lin Mah.
Fabio Assuf "Moy Fa Paai On" contou sobre sua experiência e vivência entre o desenvolvimento e integração de sua família, em relação à nossa família kung fu.
Moy Fa Paai On falando sobre relações familiares dentro e fora do kung fu |
Vitor Barros "Moy Wai Hak Do" falou sobre a visita ao núcleo Brasília, durante a vinda de Madame Helen Moy ao Brasil, em 2017.
Eu falei sobre as mudanças de mo gun que tivemos em 2016 e 2021, do período em que ficamos sem um mo gun físico e das dinâmicas e estudos que realizamos online durante 2020.
Si hing André "Moy Yuet Mah" trouxe seu relato a respeito do primeiro Baai Si, da família Moy lin Mah, quando Si Fu aceitou seus dai ji Rodolpho Alcântara "Moy Gaap Mah", Helena Carneiro "Moy Gaap Lin" e o próprio André Villarreal "Moy Yuet Mah", além de ter sido a primeira cerimônia de titulação tutorial de nossa família, no ano de 2015.
Si Jeh Helena "Moy Gaap Lin", lembrou do evento "Mulheres in Rio", e da importância de nossa família ter uma líder mulher, nossa Si Fu, como inspiração para mulheres e homens na construção de uma sociedade mais inclusiva, harmônica e humana.
|
|
Tivemos ainda a ilustre participação de Grão Mestre Leo Imamura, por vídeo, parabenizando a Si Fu e aos presentes, pelo aniversário da família.
Si Fu recebe as congratulações de Si Gung, Grão Mestre Leo Imamura |
Após as considerações finais de Si Fu, fechamos o evento com bolo e parabéns. Pude praticar um pouco com meu irmão kung Fu Fernando Lobo e tivemos um bis do violão de Vitor, que animou a todos a cantarem ainda mais. Foi um momento de reconexão e que me fez desejar que ainda possamos cantar juntos por muitas outras primaveras da Família Moy Lin Mah.
Prática de Chi Sau com Fernando |
Vitor trouxe mais música para o evento |
Seguimos cantando a primavera |
Saiba mais em www.mykungfu.com.br
Comentários
Postar um comentário