Uma trilogia sobre Moy Lin Mah - Parte 3 "Mah" 馬
Mah "馬" ideograma que pode também ser traduzido como cavalo |
O Ideograma 馬 (Mah) pode ser traduzido como cavalo. Esse é um aspecto também muito presente em minha Si Fu e na vida Kung Fu que ela provê para mim e minhas irmãs e irmãos Kung Fu.
Segundo o horóscopo chinês o cavalo é um signo de grande força e vigor. Profundamente carismático e bem humorado, o cavalo é um animal esperto e inteligente, que gera grande confiança. Essa é uma característica muito marcante de minha Si Fu, Mestra Sênior Ursula Lima. Ela tem a capacidade de investir grande confiança em seus To Dai. Com seu carisma e presença, ela consegue resgatar a confiança que existe em nós.
Credito isso a uma visão focada em nosso potencial e uma maestria singular sobre o Sistema Ving Tsun (Wing Chun) de artes marciais.
Foi (e segue em boa parte sendo) fiado nessa confiança depositada em mim, por minha Si fu, que meu processo kung fu segue seu progresso. Tanto que essa mesma confiança se reflete nas águas do meu próprio nome Kung Fu, Moy Hoi Tok Yi (A Confiança de um Oceano).
Outra forma, muito comum de traduzirmos o ideograma 馬 (Mah) é base. E isso é fundamental tanto em nossa vida quando nossa jornada como praticantes de Ving Tsun.
Uma foto de minha cerimônia de Hoi Kuen em 2015, com minha esposa Livia Furtado e meu irmão Kung Fu Vitor Barros |
Desde 2015, quando ingressei na Família Moy Lin Mah, até os dias atuais, vejo o quanto construí de base por meio da minha curta vivência marcial. Mas se por um lado eu foi fortificado por essa convivência com minha Si Fu e minha família Kung Fu, começo a ter uma noção do quanto eu tenho me colocado cada vez mais em um papel de servir de base em alguns processos em nossa família.
Em 2019, tive a grata oportunidade de não apenas poder ter desenvolvido, junto com minha Si Fu, símbolos para nossa Família, como também fui convidado por minha Si Fu a criar com ela os Certificados de Legitimidade, me tornando o 1º emissor de certificados da Família Moy Lin Mah.
De alguma forma, por meio da minha aptidão artística, me imbuí do espírito de registrar em desenho uma série de retratos de figuras importantes da nossa linhagem e fui além, imaginando toda uma série de itens fantásticos que contam um pouco do significado de cada um dos nomes que eles representam.
Algumas das ilustrações que fiz, Si Tai Gung Moy Yat, Si Gung Leo Imamura, minha Si Fu e, mais a direita um desenho do pin dos discipulos da Família Moy Lin Mah |
Aprendi que nossa força vem primariamente de uma boa base. Com meu processo de titulação como tutor do Domínio Siu Nim Tau se aproximando, assim como meu acesso ao Domínio Mui Fa Jong, espero poder seguir acessando não só cada vez melhor minha própria base, como poder servir de base, mesmo que em movimento, para essa chama e esse legado que vem sendo passado por gerações.
Assim relatou Heitor Furtado "Moy Hoi Tok Yi" 梅海託爾, Sexto Discípulo de Mestra Sênior Ursula Lima "Moy Lin Mah" e membro do Conselho de Discípulos da Família Moy Lin Mah juntamente com Rodolpho Alcântara, André Villarreal, Helena Carneiro, Angela Carvalho, Fernanda Lima,Vitor Barros e Marcus Souza.
Saiba mais em www.mykungfu.com.br
Comentários
Postar um comentário