Uma trilogia sobre Moy Lin Mah - Parte 2 "Lin" 蓮
Uma Flor de lotus - Lin 蓮 |
A lotus é uma flor com muitos aspectos simbólicos. Dentre eles uma característica que muito tem a ver com o kung fu e sua transmissão é a capacidade que esta flor tem de florescer imaculada em meio a um ambiente adverso e enlameado.
Essa qualidade, vejo nas relações de minha Si Fu, Mestra Senior Ursula Lima, com seus irmãos kung fu. Uma fraternidade forjada por muitos anos de lutas e desafios superados com o propósito de manter acesa a chama do conhecimento transmitido até eles, por seus ancestrais, os quais, por sua vez, também tiveram que encontrar formas de fazer florescer kung fu em tempos e difíceis.
Já ouvi histórias de meu Si Baak Julio Camacho, líder do Clã Moy Jo Lei Ou, e suas aulas iniciais pela Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence, sendo ministradas no terraço da casa de minha Si Fu, que na época estava ainda por iniciar sua jornada como praticante de Ving Tsun. E outras tantas histórias de como minha Si Fu, mais tarde, atuou nos núcleos da Moy Yat Ving Tsun dirigidos pelo meu Si Baak Julio e imagino quantas dificuldades eles tiveram que superar juntos.
Cerimônia de Titulação de Mestre Sênior de minha Si Fu e meu Si Baak Ricardo Queiroz |
Curiosamente, minha Si Fu e meu Si Baak Julio, além de serem irmãos Kung Fu são primos, mas percebo que a relação construída em meio à prática marcial, desenvolveu um sentido de humanidade tão forte que se tornou a principal conexão entre os dois hoje em dia.
Si Baak Julio Camacho, frequentemente nos convida a continuamos seguindo juntos essa jornada kung fu e esse convite que ele estende a sua irmã kung fu mais nova, minha Si Fu e seus To dai, muitas vezes me faz refletir que mesmo que seja tentador pensar que navegaremos juntos por um mar de rosas, ainda assim teremos que lidar com os espinhos logo abaixo das ondas.
Essa é a essência da Lotus que ocupa o centro do nome de minha Si Fu. Como nós podemos nos inspirar nessa na busca por nossa humanidade, com o desenvolvimento do kung fu, para florescermos também imaculados face às adversidades? Acredito que vivência e a prática marcial pode nos dar, em nosso próprio tempo, essa resposta e como uma homenagem ao meu Si Baak Julio Camacho e agradecimento aos irmãos e irmãs Kung Fu de minha Si Fu, os convido, "Sigamos juntos!" nessa descoberta.
Saiba mais em www.mykungfu.com.br
Comentários
Postar um comentário